No quadro das celebrações dos 50 anos da Investigação Criminal em Moçambique, assinalados no passado dia 18 de Outubro de 2025, sob o lema: “SERNIC, aprimorando estratégias para respostas eficazes aos desafios actuais da criminalidade”, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) realizou, na manhã de ontem, 12 de Novembro de 2025, uma visita de saudação à Sua Excelência Américo Letela, Digníssimo Procurador-Geral da República.
Durante o encontro, o Director-Geral do SERNIC destacou que esta efeméride marca também o início de uma nova etapa histórica da Instituição, com a entrada em vigor da Lei n.º 5/2025, de 13 de Junho, que revê a Lei n.º 2/2017, de 9 de Janeiro, passando a conferir a superintendência do SERNIC ao Procurador-Geral da República. Esta alteração fortalece a articulação institucional entre a investigação criminal e o Ministério Público, consolidando a credibilidade e o papel do SERNIC no sistema de administração da justiça.
Na mesma ocasião, foi reiterado o compromisso de continuar a servir com profissionalismo, lealdade e rigor técnico, com foco na ética e na actuação centrada no cidadão, em prol de uma sociedade mais segura e confiante.




