SERNIC

O SERNIC é um serviço público de investigação criminal de natureza paramilitar, auxiliar da administração da justiça, dotado de autonomia administrativa, técnica e tácita, sem prejuízo da tutela exercida pelo Ministro do Interior.

A presente Carta de Serviço visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por esta instituição, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões estabelecidos.

A sua prática implica para a organização, um processo de transformação sustentado em princípios fundamentais, participação, comprometimento, informação e transparência no que concerne a aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios tem como premissas o foco no cidadão e a indução do controle social.

Missão

Averiguar a existência de um crime, determinar os seus agentes, sua responsabilidade, descobrir e escolher provas. No âmbito do processo penal.
Promover e realizar acções destinadas a prevenção geral

Visão

Ser um serviço de Investigação Criminal eficaz e eficiente na busca da verdade material para o esclarecimento do processo-crime

Valores

Legalidade;
Isenção;
Objetividade;
Integridade;
Respeito pela dignidade da pessoa humana;
Proactividade e sigilo profissional.