No período de 09 a 16 de Fevereiro 2026, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve cinquenta e sete (57) indivíduos suspeitos na prática de diversos crimes, sendo 03 em conexão com os casos atuais e 54 com os processos – crimes de períodos anteriores, em cumprimento de diligências operativas e mandados judiciais. Do total, destacam-se oito (08), distribuídos pelas seguintes Províncias:
- Província de Nampula
Nesta parcela do Pais, o SERNIC deteve três (03) indivíduos, indiciados no crime de roubo agravado, concorrendo com Homicídio voluntário e Violação de Mulher.
Dos factos, consta que na madrugada do dia 02.10.2025, na localidade de Chocas-Mar, os indiciados, munidos de catanas, teriam arrombado a porta principal da residência da vítima, introduziram-se no interior, exigiram valores monetários, violaram sexualmente a esposa da vítima e posteriormente obrigaram-na a entrar na sua viatura juntamente com os autores, onde a agrediram fisicamente até à morte e abandonaram o corpo no interior da referida viatura, empurrando-a para o rio, como forma de aparentar tratar-se de um acidente de viação.
- Província de Manica
Naquela região, foram detidos dois (02) indivíduos, indiciados pela prática dos crimes de Burla e Danos.
A detenção do indiciado pelo crime de Danos resultou na apreensão de 41 Cantoneiras, 122 Parafusos e 128 Porcas, resultante da danificação dos equipamentos pertencentes à empresa Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB).
- Província de Gaza
Em Gaza, o SERNIC deteve uma cidadã de 22 anos de idade, indiciada pela prática do crime de Homicídio agravado.
Segundo os factos, consta que a detida teria, no passado dia 09.01.2026, atirado o seu filho, com cinco meses de vida, num poço de água no povoado de Chiyessanhane, Distrito de Chongoene.
- Cidade de Maputo
Na Cidade de Maputo, foram detidos dois (02) indivíduos, sendo um (01) de nacionalidade chinesa e o outro moçambicano, indiciados na prática dos crimes de Danos, Associação Criminosa e outros actos especialmente perigosos, pelo facto de terem orquestrado um plano de incendiar o supermercado de um outro cidadão de nacionalidade chinesa, como forma de eliminar a concorrência do mercado.
Para lograrem os seus intentos, os mesmos teriam forjado bombas caseiras que arremessaram sobre o estabelecimento, na madrugada do dia 26 de Novembro de 2025, pondo em perigo a vida dos trabalhadores que estavam a dormir numa dependência anexa e dos agentes de segurança que estavam de serviço.
Com os mesmos indivíduos foram apreendidas várias licenças de porte e uso de armas de fogo para defesa pessoal e para caça, 03 armas de fogo, sendo 01 caçadeira e 02 pistolas, valores monetários e documentos diversos.
Referir que dentre os resultados operativos, destaca-se também a operação realizada no dia 12 de Fevereiro de 2026, onde foi abortada uma tentativa de Rapto, tendo na acção, os indivíduos interpelados que se faziam transportar em uma viatura, efectuado disparos contra os agentes do SERNIC e deste confronto foram alvejados mortalmente dois suspeitos e os retantes colocaram-se em fuga.
Na mesma senda foram recuperadas a viatura que transportava os suspeitos, duas (02) armas de fogo do tipo AKM com os respectivos carregadores e mais dois (02) extras, e quatro chapas de inscrição com descrições diferentes.







