Actividades Operativas Realizadas pelo SERNIC no período de 02 a 07 de Julho de 2025
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) informa que, no período de 02 a 07 de Julho de 2025, foram detidos 21 (vinte e um) indivíduos indiciados na prática de diversos crimes, no âmbito das acções de prevenção e repreensão criminal levadas a cabo em várias províncias do país.
Província do Niassa
Foram detidos dois indivíduos:
– Um cidadão nacional, de 19 anos de idade, indiciado pelo crime de Homicídio Agravado, ocorrido no dia 23 de Junho do corrente ano, no bairro Nzinje, cidade de Lichinga. Por motivações passionais, este teria tirado a vida de sua namorada de 18 anos de idade, por meio de agressão física e o corpo encontrado no interior de sua residência.
– Um outro cidadão, de 33 anos, indiciado por Burla Relativa ao Trabalho, pelo facto de, no mês de Dezembro de 2024, usando vários contactos registados com identidades de terceiros, ter contactado vários cidadãos prometendo emprego em instituições publicas. Nesta acção foram vitimas cerca de cinco cidadãos, lhes causando um prejuízo total de 226.210,00Mt (Duzentos e vinte e seis mil, duzentos e dez Meticais).
Província de Manica
Foram detidos sete indivíduos:
– Cinco, indiciados por Furto Agravado e Venda Ilegal de Fármacos pertencentes ao Sistema Nacional de Saúde.
– Dois, surpreendidos a vender pontas de marfim ilegalmente no distrito de Gondola.
Província de Sofala
Foram detidos cinco indivíduos, sendo dois de nacionalidade zimbabueana e três moçambicanos, com os quais foram apreendidos:
– 1.138 kg de cannabis sativa;
– Um camião de marca Sinotrack, chapa AGJ 5668, com semi-reboque chapa 4214.
A droga era proveniente do Zimbabwe e tinha como destino a cidade da Beira.
Província da Zambézia
Foram detidos três indivíduos na posse de duas espécies protegidas (pangolins), tendo consumido uma e pretendendo vender a segunda por 30.000,00Mt (trinta mil Meticais). Em coordenação com a ANAC, foram feitas diligencias que culminaram com a sua neutralização no Distrito de Nicoadala e o animal encontra-se sob cuidados das entidades de Administração das Áreas de Conservação.
Província de Maputo
Foram detidos três indivíduos de nacionalidade nigeriana, sendo dois do sexo masculino e uma do sexo feminino, indiciados pelo crime de Trafico de drogas, com os quais foram apreendidos:
– 10 tigelas com o peso total de cerca de 10kg de Metanfetamina;
– 01 viatura de marca Hiyundai, chapa FC-27-XGGP, na qual transportavam a droga.
– 04 Telemoveis.
A droga era proveniente do Distrito de Moamba com destino a Africa do sul.
Cidade de Maputo
– Foi detido um indivíduo nacional, indiciado pelo crime de Roubo qualificado, ocorrido no dia 20 de Junho, pelo facto de, na qualidade de motorista de táxi por aplicativo, ter sido solicitado a prestação de serviços por uma cidadã de 31 anos de idade e aproveitando do período da madrugada, usando instrumentos contundentes, apoderou-se dos bens desta, causando-lhe um prejuízo de cerca de 35.500,00Mt (trinta e cinco mil e quinhentos Meticais).
Estas detenções reflectem o compromisso contínuo do SERNIC no combate à criminalidade, apelando a participação de toda a sociedade na denuncia ou partilha de informações suscetíveis de esclarecer factos criminais.