No período de 12 a 17 de Novembro de 2025, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve quarenta e um (41) indivíduos suspeitos na prática de diversos crimes, sendo onze (11) em conexão com os processos registados durante este período e trinta (30) relacionados com processos registados em períodos anteriores, e em cumprimento de mandados judiciais. Do total, destacam-se sete (07), distribuídos pelas seguintes Províncias:
- Província de Zambézia
Na Província de Zambézia, concretamente no Distrito de Morrumbala, foi neutralizado um indivíduo, graças a pronta denúncia e colaboração da população, pela pratica do crime de Subtração Fraudulenta de menor de 08 anos de idade.
- Província de Tete
Nesta região, foram detidos três indivíduos, dos quais dois de nacionalidade zimbabueana e um moçambicano, indiciados na prática dos crimes de Roubo e Associação Criminosa.
Sobres estes recaem indícios de, no dia 08.11.2025, terem se apoderado fraudulentamente de um valor monetário na ordem de 160.000,00MT (cento e sessenta mil meticais), no interior de uma viatura que se encontrava parqueada na via pública.
- Província de Maputo
Na Província de Maputo, foram detidos (03) três indivíduos, indiciados no crime de Simulação de crime.
Sobre estes recaem os factos de, no dia 15 de Novembro de 2025, terem simulado o rapto de um dos detidos e exigindo 50.000.00Mt (cinquenta mil Meticais) como valor de resgate.



