No período de 04 à 11 de Novembro de 2025, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve trinta e três 33 indivíduos indiciados na pratica de diversos crimes, sendo 11 em conexão com os casos atuais e 22 dos processos registados em períodos anteriores, e em cumprimento de mandados judiciais, destacando-se onze (11), distribuídos pelas seguintes Províncias:
- Província de Cabo Delgado
Nesta Província, foi detido um indivíduo de 24 anos de idade, indiciado no crime de Burla Agravada. Este, nas suas incursões, forjava Documentos de Uso e Aproveitamento de Terras para aliciar a venda de terrenos, causando assim prejuízos a 03 vitimas no valor estimado em 1.285.000.00Mt.
- Província de Zambézia
Na Província de Zambézia, foram detidos 02 indivíduos, dos quais um de nacionalidade Tanzaniana é indiciado pelo crime de Trafico de drogas, apreendido na sua posse 0,5kg de uma droga denominada Anfetamina, disfarçada no interior de uma viatura de marca Mahindra, também apreendida.
O outro cidadão nacional, membro de uma quadrilha composta por 4 integrantes, foi detido pela prática do crime de Roubo com recurso a arrombamento por meio de instrumentos de cortes metálicas, apreendidos na sua posse diversos produtos alimentares e valores monetários na ordem de 17,000.00Mt, fruto dos roubos, assim como, foram apreendidas 02 tesouras de corte, uma catana e outros instrumentos usados nas suas incursões.
- Província de Maputo
Nesta região, foram detidos 08 indivíduos nacionais envolvidos no crime de Homicídio ocorrido no dia 14 de Outubro de 2025, cuja vitima foi um motorista de Táxi por aplicativo, dos quais (03) três são autores materiais e os outros cinco estão envolvidos no processo de venda da viatura do finado.
No mesmo período, foram detidos nesta província, 02 indiciados na prática de crime de Burla e Emissão de cheques sem provisão, neutralizados em flagrante delito quando pretendiam efectuar mais uma burla usando cheques sem cobertura e de proveniência ilícita, em um supermercado.
O SERNIC reafirma o seu compromisso com o combate à criminalidade em todas as suas formas, agindo com firmeza, dentro da legalidade e em estreita colaboração com os cidadãos e demais instituições do Estado.






