No período de 10 à 17 de Outubro de 2025, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) efetuou a detenção de quarenta e quatro (44) indivíduos indiciados na prática de diversos crimes, destacando-se as seguintes províncias:
- Província de Niassa
Foram detidos dois (02) indivíduos, de 19 e 21 anos de idade, indiciados na prática dos crimes de Furto agravado e Roubos com recurso a arrombamentos, cujos locais de preferência eram residências e instituições públicas, onde apoderavam-se de material informático e eletrodomésticos.
- Nampula
Nesta região do país, destaca-se a detenção de um (01) indivíduo, em cumprimento de mandados Judiciais de Busca e Captura, indiciado na prática dos crimes de Furto agravado e Danos, e apreendidos na sua posse cerca de quatro (04) rolos de cabos elétricos, com um cumprimento total de 4 mil metros, pertencentes à Empresa Eletricidade de Moçambique (EDM), avaliados em mais de 2.300.000,00MT.
- Inhambane
Na Província de Inhambane, destaca-se a detenção de cinco (05) indivíduos por prática dos crimes de Roubo e Armas proibidas.
Destes, três (03), sendo um (01) funcionário do Serviço de Saúde de Inhambane, são indiciados no roubo de fármacos do Sistema Nacional de Saúde.
Dois (02), dos quais um membro da Forças Armadas de Defesa de Moçambique, são indiciados na prática do crime de Armas proibidas.
- Cidade de Maputo
Na Cidade de Maputo destaca-se a detenção de dois (02) indivíduos de 20 e 26 anos de idade, indiciados na prática do crime de Homicídio agravado ocorrido no dia 12 de Outubro de 2025, cuja vítima era um cidadão nacional.



