O SERNIC DETÉM QUINZE (15) INDIVÍDUOS ENTRE 30 DE SETEMBRO E 06 DE OUTUBRO DE 2025 POR PRÁTICA DE VÁRIOS CRIMES

No período de 30 de Setembro à 06 de Outubro de 2025, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) efetuou a detenção de quinze (15) indivíduos indiciados na prática de diversos crimes, tais como: Homicídio, Roubo agravado, Furto de viatura, Exercício ilícito de funções públicas, Extorsão e Chantagem, Venda e consumo de drogas.

  • Província de Niassa

Na província do Niassa, o SERNIC deteve 2 nacionais de 22 e 19 anos de idade, indiciados pela prática dos crimes de Homicídio e Roubo agravado, respectivamente.

O crime de Homicídio agravado ocorreu no dia 28.09.2025, no bairro Nomba na Cidade de Lichinga, num local de diversão em que decorria uma cerimónia de ritos de iniciação e o indiciado teria, com recurso a um instrumento contundente, desferido um golpe na vítima, culminando com a sua morte.

Relativamente ao crime de Roubo agravado, ocorrido no dia 29.09.2025 no bairro Nzinje na cidade de Lichinga, o indiciado teria se introduzido numa residência por via de arrombamento, onde, de forma fraudulenta, subtraiu valores monetários na ordem de 32,000.00Mt.

  • Cabo Delegado

Nesta região do país, o SERNIC deteve 05 nacionais indiciados pela prática dos Tipos Legais de Crimes de Exercício ilícito de funções públicas, Roubo Agravado, Extorsão e Chantagem.

Destes, 04 teriam interpelado um cidadão e identificando-se como agentes de Investigação Criminal, sob ameaças de prisão e em lugar ermo, subtraíram-lhe um valor monetário na ordem de 18.000,00Mt.

O último indiciado, fez o uso de uma rede social para criar um perfil feminino e por via disso aliciar mulheres a compartilhar suas imagens íntimas em troca de valores monetários e posteriormente começou a fazer usou das mesmas para exigir recompensas monetárias em benefício de não expô-las nas diversas plataformas sociais.

  • Província de Sofala

Em Sofala foram detidos 02 nacionais indiciados pela prática dos crimes de Furto, Venda e consumo de Drogas.

  • Província de Manica

Na Província de Manica foram detido 06 nacionais indiciados pela prática dos crimes de Roubo agravado, Armas proibidas e Furto de viatura.

Destes, 04, com idades compreendidas entre 24 a 43 anos, foram neutralizados no Bairro Eduardo Mondlane, Vila Gondola onde, com recurso a armas de fogo e brancas (catana), pretendiam executar um roubo no depósito de uma empresa vocacionada na distribuição de bebidas.

Referir que na posse destes foram apreendidas 03 armas de fogo e 14 catanas.

Os outros 02 indivíduos foram detidos, 01 pela prática do crime de Roubo agravado, cujas vítimas eram preferencialmente motoristas de moto-táxi e o último por Furto de viatura, ocorrido na Cidade de Maputo.

O que você encontrará aqui?

Informações actualizadas sobre investigações em andamento, operações recentes e resultados alcançados pelo SERNIC

Notícias de última hora

📣 Siga nossa página no Facebook! 📣

Mantenha-se informado sobre nossas actividades, operações e comunicados oficiais. Receba actualizações importantes e participe da nossa comunidade dedicada à segurança e justiça. 👍

Categoria

Tags

Sobre

Legislação

Direcçoes Provinciais

Regime Juridico

Contacto

© 2023-2025 Criado pelo SERNIC