SERNIC DETÉM VINTE (20) INDIVÍDUOS ENTRE 15 E 22 DE SETEMBRO DE 2025 POR PRÁTICA DE VÁRIOS CRIMES

No período de 15 à 22 de setembro de 2025, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) efetuou a detenção de sete indivíduos indiciados na prática de diversos crimes.

  • Província de Niassa

Foram detidos três nacionais: Dois, de 18 e 30 anos, indiciados pela prática do crime de Homicídio Agravado ocorrido no dia 14.09.2025, no povoado de Sambula, Distrito de Lichinga. Estes, imputam a autoria material do crime aos outros dois que se encontram foragidos e apropriaram-se de 280 sacos de milho pertencentes à vítima de 38 anos de idade, encontrados armazenados numa das residências dos detidos.

Ainda na mesma província, um nacional de 30 anos foi detido no âmbito das diligências para esclarecer um crime de homicídio agravado antecedido de violação sexual, ocorrido em 01.09.2025, no Distrito de Ngauma. A vítima, uma jovem de 24 anos, estudante da ESAM, teve o corpo ocultado numa mata, onde foi encontrado no dia 02.09.2025.

  • Província de Cabo Delgado

Foram detidos três indivíduos, entre 30 e 35 anos, no dia 11 de julho deste ano, suspeitos de um roubo ocorrido no distrito de Moeda. Os envolvidos teriam usado instrumentos contundentes para invadir a residência de um cidadão de nacionalidade chinesa, subtraindo cerca de 900.000,00 MT. Após o crime, os suspeitos fugiram para a vizinha Tanzânia. Contudo, em pouco tempo, retornaram a Moçambique. O chefe da quadrilha foi detido no dia 16.09.2025, no distrito de Montepuez. Diligências continuam para capturar os restantes membros do grupo.

  • Província de Tete

Na Província de Tete, o SERNIC deteve três indivíduos do sexo masculino, indiciados na prática do crime de tráfico e outras actividades ilícitas. Os detidos foram surpreendidos em flagrante delito durante uma operação de combate às bocas de fumo, realizada no bairro Matundo.

  • Província de Sofala

Na Cidade da Beira, foram detidos três indivíduos: o primeiro indiciado pela prática do crime de Ofensas Corporais Voluntárias, resultando em incapacidade temporária para o trabalho; o segundo, no Distrito de Nhamatanda, por crime de Incêndio, Inundação e outra Conduta Especialmente Perigosa e o terceiro, no Distrito de Machanga, indiciado na prática do crime de Homicídio Agravado.

  • Província de Inhambane

Foi detida uma cidadã de 18 anos, indiciada na prática do crime de Subtração Violenta ou Fraudulenta de menor de doze anos. O caso ocorreu no bairro de Rumbana, na cidade de Maxixe. A criança estava desaparecida desde 04.09.2025, com a ocorrência comunicada ao SERNIC no dia 15.09.2025. Após diligências, a menor foi localizada numa casa abandonada na zona da Sogere, em Rumbana. A arguida confessou ter subtraído a criança no dia 04.09.2025, por volta das 11 horas, com o objectivo de viver com a mesma.

  • Província de Gaza

Foi detido um cidadão de 80 anos de idade, indiciado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Na posse do detido foram encontradas uma AK-47 contendo oito munições e uma pistola Makarov. O indiciado afirmou ter adquirido as armas há mais de 40 anos, durante o conflito armado de 16 anos, reconhecendo que deveria tê-las entregue às autoridades competentes. As investigações prosseguem para averiguar se as armas foram utilizadas na prática de crimes.

  • Província de Maputo

Nesta parcela do país foi detido um indivíduo confesso por aliciar vítimas com a promessa de emprego, configurando o crime de Burla. Recaem também sobre o suspeito, indícios da pratica dos crimes de Violação e Roubo, pois violava sexualmente as suas vitimas usando uma arma branca do tipo faca para ameaça-las de morte e em algumas ocasiões furtava os seus pertences e extorquia as famílias como forma de libertá-las.

  • Cidade de Maputo

Foram detidos cinco indivíduos e destes, dois são indiciados pelo crime de Burla informática. A detenção ocorreu em cumprimento de mandados judiciais relacionados a um processo crime iniciado em julho deste ano. Os suspeitos utilizavam redes sociais, especialmente o Facebook, para anunciar veículos à venda, utilizando imagens publicadas por terceiros e forneciam contactos falsos, convencendo os clientes a realizar pagamentos diretamente em contas controladas por eles. Após o pagamento, os suspeitos desligavam os telefones e levantavam de imediato o valor. O prejuízo apurado é de aproximadamente 600.000,00 MT. Este caso está sendo usado para esclarecer vários outros processos semelhantes registados na Cidade de Maputo.

Ainda nesta cidade, dois dos cinco detidos são estrangeiros, de nacionalidades maliana e costa-marfinense, suspeitos da prática de Branqueamento de capitais. A sua neutralização ocorreu no dia 19.09.2025, no Aeroporto Internacional de Maputo, já a bordo de um voo com destino à República Popular da China, na posse de 132 mil dólares em espécime e não declarados, levantando suspeitas de origem criminosa vinculada a crime organizado e tentativa de branqueamento de capitais.

O último, é um nacional recapturado no dia 19.09.2025 por ter se evadido da Cadeia Central da Machava no dia 25.12.2024, onde cumpria desde 2018, uma pena maior de 12 anos pela prática do crime de Ofensas Corporais que resultaram em morte.

O que você encontrará aqui?

Informações actualizadas sobre investigações em andamento, operações recentes e resultados alcançados pelo SERNIC

Notícias de última hora

📣 Siga nossa página no Facebook! 📣

Mantenha-se informado sobre nossas actividades, operações e comunicados oficiais. Receba actualizações importantes e participe da nossa comunidade dedicada à segurança e justiça. 👍

Categoria

Tags

Sobre

Legislação

Direcçoes Provinciais

Regime Juridico

Contacto

© 2023-2025 Criado pelo SERNIC