Entre os dias 17 e 25 de Agosto de 2025, SERNIC Detém 10 Indivíduos por Vários Crimes em Diferentes Províncias

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) informa que, entre os dias 17 e 25 de agosto de 2025, foram detidos 10 (dez) indivíduos indiciados na prática de diversos crimes, no âmbito das suas acções operativas regulares em diferentes províncias do país.

  • Zambézia: Tráfico e Produção de Canábis Sativa

A Direção Provincial do SERNIC na Zambézia deteve um cidadão nacional indiciado na prática do crime de Tráfico e produção de canábis sativa. O suspeito usava indevidamente um terreno, confiado à sua guarda no bairro Namuinho, para o cultivo da droga. No local foram apreendidos cerca de 2,5 kg de canábis sativa, além de quantidades consideráveis de viveiros e canteiros disfarçados entre outras culturas, que foram destruídos no local.

  • Sofala: Envenenamento e Outros Crimes Graves

Em Sofala, foi detida uma cidadã indiciada pela prática do crime de Homicídio por envenenamento, ocorrido no dia 21 de agosto. A suspeita teria introduzido uma substância tóxica na alimentação do seu enteado de 7 anos de idade, que veio a perder a vida após ser socorrido a uma unidade sanitária.

Adicionalmente, foram detidos dois indivíduos: um por Burla agravada na cidade da Beira e outro por Homicídio agravado no distrito de Nhamatanda.

  • Inhambane: Tráfico de Droga e Tentativa de Suborno

No distrito de Zavala, província de Inhambane, três indivíduos foram detidos por envolvimento na Venda e consumo de canábis sativa. No momento da detenção, tentaram subornar os Agentes Investigadores com o valor de 2.000,00Mt (Dois mil Meticais), reforçando os indícios criminais contra si.

  • Niassa: Diversos Crimes, incluindo Trato Sexual com Menor

A Direção Provincial do SERNIC-Niassa deteve quatro indivíduos, destacando-se: 

– Um cidadão de 47 anos, indiciado por Exercício ilícito de profissão, detido na posse de medicamentos pertencentes ao Sistema Nacional de Saúde e de origem malawiana, que vendia e administrava ilegalmente; 

– Um indivíduo de 50 anos, indiciado pelo crime de Trato sexual com menor; 

– Dois jovens de 24 e 25 anos, indiciados por Roubo agravado no distrito de Cuamba.

  • Tete: Tráfico de Pontas de Marfim

No distrito de Mâgoè, província de Tete, foi detido um indivíduo em flagrante delito na posse de quatro pontas de marfim, pesando cerca de 22 kg, que pretendia vender por 87.800,00Mt (Oitenta e sete mil Meticais). A detenção contou com a colaboração da Administração Nacional de Áreas de Conservação (ANAC).

O SERNIC reafirma o seu compromisso com o combate à criminalidade em todas as suas formas, agindo com firmeza, dentro da legalidade e em estreita colaboração com os cidadãos e demais instituições do Estado.